SEMEL promove 6ª Taça Araguaia de Vôlei de Areia masculino e feminino e Futevôlei masculino

Vídeo-conferência, transmitida simultaneamente do TCE, aconteceu na tarde de quinta-feira na Câmara de Vereadores Alto Araguaia, MT – Depois que o prefeito Maia Neto (PR) assinou no último dia 06 de fevereiro a adesão do município de Alto Araguaia (Sul de Mato Grosso) ao Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI), secretários e funcionários da prefeitura local tiveram, nesta quinta-feira (13), o primeiro módulo de capacitação à nova ferramenta disponibilizada pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). O tema, debatido por meio de uma vídeo-conferência transmitida ao vivo pelo portal do TCE-MT na Internet, foi "Identidade organizacional e o cenários'' realizada no auditório da Escola de Contas. A orientadora foi à consultora em Planejamento Estratégico Elisabete Queiroz. Essa foi apenas a primeira aula do Projeto 1 do PDI denominada de "Apoio ao Planejamento Estratégico". Além de Alto Araguaia, também aderiram ao PDI os municípios de Diamantino, Itiquira, Jaciara, Santo Antônio do Leverger, Alto Paraguai, Sapezal, Água Boa, Poxoréu e Juscimeira. [caption id="attachment_26179" align="alignleft" width="319"]DSC05219 Vídeo-aula foi transmitida direito do TCE. Secretários e outros funcionários participaram[/caption] Durante a assinatura do termo de adesão ao PDI, o prefeito Maia Neto destacou a importância do PDI e da parceria com o TCE. “É uma ferramenta que vem auxiliar e contribuir de maneira incondicional com a nossa administração e com o desenvolvimento do município. O TCE é um parceiro e orientador. Estamos esperançosos tanto que já convocamos nossos secretários e demais funcionários para se familiarizarem a essa nova ferramenta. Será um novo momento para a gestão pública”, disse. Em Alto Araguaia, o coordenador do PDI será o advogado Maximilian José Beijo Gonzales, que convocou os secretários e demais funcionários da prefeitura para a vídeo-aula do Projeto 1 do PDI. Foi apenas o primeiro contato com a nova ferramenta. Nos dias 26 e 27 haverá o lançamento efetivo do programa. “A adesão de Alto Araguaia ao PDI é um grande passo para a modernização da administração municipal. O prefeito Maia Neto está de parabéns pela iniciativa que certamente trará mudanças na gestão municipal que passa a focar em planejamento e busca por melhores resultados à sociedade”, afirma o coordenador. Entenda do PDI O Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado – PDI é um dos objetivos estratégicos do TCE-MT formulados no Plano 2012-2017 que é de contribuir para a melhoria da eficiência da administração pública. O programa estabelece cinco principais projetos: Apoio ao Planejamento Estratégico, Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã, Orientação por Meio de Cursos Presenciais e à Distância, Controle Gerencial utilizando o Sistema Geo- obras e Modernização Institucional. Os municípios que aderiram ao PDI do TCE-MT receberão aulas pelo Ensino a Distância, reuniões de trabalho e duas oficinas: uma sobre a criação e o funcionamento das Ouvidorias, do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) e do Portal Transparência; outra oficina voltada aos conselhos de Políticas Públicas, cujo objetivo é promover diálogo com a sociedade local e levar demandas sociais ao Planejamento Estratégico. O TCE-MT ainda oferece software e aporte técnico para todos os órgãos públicos de Mato Grosso instituírem o SIC e o Portal Transparência, dando cumprimento à Lei de Acesso à Informação. (Com informações do TCE)